Liderança
TÓPICOS
Breve introdução do significado da palavra Liderança;
O começo da sua História;
Liderança como sinónimo de motivação;
Liderança como administração
Tipologia elaborada por Reisman, Zalesnick e Ketz
Transação e transformação
Cultura, carisma e poder
Poder do Líder
Conclusão
“Liderança, continua a ser algo que todos sabem que existe, mas que ninguém pode definir.”
Hollander, define, “o processo da liderança como um relacionamento de influência em duplo sentido, orientado principalmente para o atendimento de objetivos mútuos, tais como aqueles de um grupo, organização ou sociedade.
Portanto a liderança, não é apenas o cargo do líder mas também requer esforços de cooperação por parte de outras pessoas”, isto é, o líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos alcancem os objetivos definidos. O COMEÇO DA HISTÓRIA
Este tema é abordado já há muito tempo, daí as variadas interpretações. O conjunto de todos os pontos de vista oferece-nos uma visão mais abrangente a respeito deste. oGuiot,, queria colocar em evidência relações entre líder e eficácia da sua liderança. O líder é visto como o que traz benefícios a cada membro do grupo, e estes, em troca devolverão o seu reconhecimento e aceitação para que o líder os possa dirigir. oMcClellan e Minner, investigam motivação para liderança oSmith e Peterson, pretendiam distinguir líderes como especiais e diferentes Teorias Situacionais: estuda o comportamento da liderança e dos liderados. Depois, o ambiente organizacional e caraterísticas comportamentais passam a fazer parte deste estudo. Proposta: organizações poderiam contar com bons líderes, caso, lhe dispusessem um ambiente favorável onde depois agissem com eficácia. Modelo contingencial: instala-se, a crença de que qualquer um pode ser bom líder, basta estar preparado para tal.
LIDERANÇA COMO
SINÓNIMO DE MOTIVAÇÃO
Teoria das trocas, de Hollander: quanto mais o