portugal e moçambique
A agricultura portuguesa está bem adaptada devido ao clima, relevo e solos favoráveis. Nas últimas décadas, intensificou-se a modernização agrícola, embora ainda cerca de 12% da população ativa trabalhe na agricultura. Os vinhos (especialmente o Vinho do Porto e o Vinho da Madeira) e azeites portugueses são bastante apreciados devido à sua qualidade. Portugal também é produtor de fruta e horticultura ou floricultura, etc.
A importância económica da pesca tem vindo a diminuir, empregando menos de 1% da população ativa.
A cortiça tem uma produção bastante significativa. Portugal encontra-se entre os maiores produtores mundiais de minérios metálicos (estanho e cobre) e de rochas ornamentais.
O turismo continua a ser um setor económico extremamente importante para Portugal, sendo que o número de visitantes deverá aumentar significativamente nos próximos anos. Os principais pontos turísticos de Portugal são: Lisboa, Algarve e Madeira. Em 2005, Lisboa foi a segunda cidade europeia, depois de Barcelona, que atraiu mais turistas.
Em termos económicos a forte crise internacional e as estratégias levadas a cabo pelos últimos governos, tem conduzido a população portuguesa a viver cada vez com maiores dificuldades, sujeita a uma elevada taxa de desemprego, a um constante aumento de impostos e a uma diminuição e perda de apoios sociais.
PORTUGAL EM NÚMEROS
Moçambique é um país localizado no sudeste da África, banhado pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Malawi e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e