estudante
Trabalho realizado por: Maria Sissé
Introdução
-Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de área de integração -tema (identidade regional).
-Irei também referenciar os temas que mais caracterizam a Guiné-Bissau tais como:
-Introdução ao país (caracterização geográfica e histórica).
-Gastronomia
-Entretenimentos
-Pontos turísticos
-Artesanato
-Tradições
-Conclusão
História da Guiné Bissau
-O território da atual Guiné-Bissau é habitado há mais de 200 mil anos, inicialmente pelo Homo erectus e depois pelo Homo sapiens (humano contemporâneo). Os mandingas chegaram à Guiné-Bissau no século 13 e fundaram o reino de Gabú (Império de Kansalá). No século 15, tornaram-se dependentes do Império do Mali. Partes desse reino existiram até o século 18,esta zona passa a integrar o vasto império do Mali, vindo os primeiros navegadores portugueses a estabelecer contacto com o território em 1446/ 1447.
-A Guiné-Bissau fazia, então, parte do império de Mali. No século XIII, chegam a esta região da costa ocidental de África os povos naulu e landurna, na sequência do declínio do império do Ghana.
-Os portugueses não ficaram com o controlo do interior do país senão em 1915. Para deixarem o poder, obrigaram os guíneos a empreender a guerra de libertação mais prolongada de África. Embora os rebeldes do Partido Africano para a Libertação de Guiné e Cabo Verde tivessem declarado unilateralmente a independência em 1973, só em 1974 Portugal se resignou a abandonar o país.
-Amílcar Cabral, líder dos independentistas, foi assassinado seis meses antes de alcançar a independência, tendo-o substituído o seu meio-irmão Luís Cabral, que se tornou no primeiro presidente do novo país.
-Após as tentativas de união de Cabo Verde e Guiné-Bissau, Cabral foi destituído pelo primeiro-ministro, Bernardo Vieira, que assumiu o governo do país com determinação e independência. Em 1991, após muitos anos de