motivação
Técnicas de Negociação, Motivação e Liderança
Lisboa
2013
Índice
1. Introdução
No âmbito da unidade curricular de Técnicas de Negociação, Motivação e Liderança, este trabalho tem como objetivo a abordagem de algumas teorias da motivação e a importância da motivação dentro das organizações. Neste trabalho iremos focar apenas quatro teorias motivacionais, distinguindo aquelas que pertencem à teoria motivacional do conteúdo e à teoria motivacional do processo.
A motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos e interesses coletivos em busca de algo que possa satisfazer as necessidades e que contribua de alguma forma para a realização de seus desejos. Um funcionário pode possuir todas as qualidades necessárias ao desempenho do cargo, ter as ferramentas necessárias, o conhecimento, ser bem treinado e ter um bom ambiente de trabalho. Contudo, isto não garantirá, necessariamente, que ele realizará de forma produtiva sua tarefa. As teorias da motivação, quando aplicadas de forma eficiente e eficaz pela organização, fazem com que o funcionário se sinta bem em trabalhar e procure realizar as suas metas individuais, em contra partida, a organização ganha em produção.
http://www.youtube.com/watch?v=eycVRRx6ZZo http://www.youtube.com/watch?v=cdEXvPx5d6g 2. Motivação
Motivação é um conceito utilizado para explicar as variações de comportamento, as forças internas ou externas que atuam no indivíduo para iniciar ou direccionar comportamentos. Cada um de nós possui necessidades, umas fisiológicas (como fome, sede e desconforto), e psicológicas (como necessidade de reconhecimento, estima ou integração). Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança um determinado nível de intensidade. Um motivo é uma intensidade que é suficientemente importante para levar a pessoa a agir, ou seja,