implantação do sistema de saneamento do esgoto
A obra consiste na implantação do sistema de saneamento do esgoto do Condomínio Raimundo Nonato Tavares da Silva localizado na cidade de Feira de Santana. O terreno do condomínio possui uma área total de 31.698,00 m2 com um percentual de 100%. O condomínio será destinado a unidades residenciais e unidades comerciais totalizando 107 unidades. A área residencial possui um total de 12.000,00 m2 divididos em 100 unidades residenciais e a área comercial possui um total de 515,00 m2 divididos em 7 unidades comerciais. O total de área construída do condomínio é de 4.504,00 m2, além da área construída o condomínio possui áreas para uso público (passeios e vias) de 9.120,90 m2 e uma área verde de 7422,28 m2 .
O sistema para coleta do esgoto do Condomínio Raimundo Nonato Tavares da Silva é canalizado até a estação elevatória de onde segue para a estação de tratamento de esgoto próximo à localidade.
Para fazer a elevação do esgoto será usado uma bomba submersa de 1,04CV de potencia com diâmetro de 100mm, ficando em operação por aproximadamente 15 horas diariamente.
Para execução da obra de abastecimento de água todos os processos e técnicas usuais da construção civil devem ser obedecidos de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e recomendações dos fabricantes, posturas e obrigatoriedades municipais.
2. MEMORIAL DE CÁLCULO
2.1. CRITÉRIOS DE DIMENSIONAMENTO
Os coeficientes que relacionam o consumo máximo por dia e por hora, K1 e K2, respectivamente, possuem os seguintes valores: K1= 1,2 e K2= 1,5. O coeficiente de retorno, que relaciona o esgoto produzido com a água consumida, foi fixado em 0,8.
Para determinação da população, fixamos em quatro habitantes por cada unidade habitacional. Conforme a normatização brasileira, foi considerada uma estimativa bem próxima da realidade, observando-se os padrões sócio-culturais típicos de cidade interiorana da Região Nordeste do país.
Levou-se em