Saneamento Basico
INTRODUÇÃO
O saneamento básico tem uma grande importância com relação a saúde do ser humano desde as mais antigas civilizações. Egípcios, gregos e romanos cuidavam de suas águas e dejetos. Ruínas de uma civilização que se desenvolveu ao norte da Índia há aproximadamente 4.000 anos evidenciam indícios de hábitos sanitários, incluindo a presença de banheiros e esgotamento sanitário nas construções civis, além de drenagem nas ruas. O próprio velho Testamento apresenta diversas abordagens vinculadas a práticas sanitárias em relação ao povo judeu, como por exemplo, limpeza e vedação de poços para evitar possível contaminação.
POLÍTICA DE SANEAMENTO, MEIO ABIENTE E SAÚDE
Saneamento trata-se de um conjunto de medidas que visam mudanças das condições com a finalidade de promover a saúde e prevenir as doenças. No entanto, desenvolveu uma nova definição de saneamento que é traduzida no moderno conceito de Saneamento Ambiental. Por saneamento ambiental entendemos que seja um conjunto de ações técnicas e sócio econômicas, como de saúde pública, tendo por objetivo alcançar níveis crescentes de salubridade ambiental, compreendendo o abastecimento de água em condições adequadas, a coleta, o tratamento e a disposição adequada dos esgotos, resíduos sólidos e emissões gasosas, prevenção e controle do excesso de ruídos, a drenagem urbana das águas pluviais e o controle ambiental de vetores e reservatórios de doenças, com a finalidade de promover e melhorar as condições de vida urbana e rural.
Quando discutimos saneamento básico, esta relacionada com a saúde do ser humano e meio ambiente em que vivemos. Não tem como falar de saúde e não falar de saneamento básico, pois os serviços de saneamentos básicos. São os que apresentam mais