Sistemas Operativos
Junho 14, 2013
Resumo.
O problema a abordar neste artigo é a criação de uma imagem baseada em Linux Ubuntu para utilização nos cursos de Engenharia Informática e Informática de Gestão, de modo a que seja utilizável em EEE PC’s, ou PC’s semelhantes, isto é, que seja o mais “leve” possível, mas que tenha um nível de performance elevado, não prescindindo do software livre adotado em todas as disciplinas lecionadas nos respetivos cursos.
Palavras-chaves: Live Distro, Ubuntu, ISPGaya, SOPUbuntuLive.
1 Introdução
As alternativas atuais a nível de software livre são alternativas extremamente viáveis, que merecem toda a consideração de quem necessita de determinados tipos de software de forma a que um estudante, por exemplo, consiga elaborar os seus trabalhos académicos com qualidade e eficácia, motivo esse que levou a criação e elaboração da distro SOPUbuntuLive, baseada em Linux, mais especificamente em Ubuntu, da Canonical Ltd.
O objetivo deste estudo foi a produção de uma máquina, que poderá correr numa simples PEN Drive ou então ser instalada de raiz num computador, não recorrendo a software proprietário ou pirateado, criando uma verdadeira alternativa “open source”.
Nos pontos seguintes especificarei mais detalhadamente a problemática e o modo que foi encarado o desafio de criação de uma distribuição personalizada, seguindo alguns conselhos dados no livro “Ubuntu Powerful Hacks and Customizations” (Dr. Neal Krawetz, 2010).
2 Trabalhos anteriores
Este tipo de abordagens, de construção de distribuições com software livre, para colmatar necessidades reais, não é recente, principalmente com os atuais custos de licenciamento para outro tipo de software, como por exemplo Microsoft, onde existem várias abordagens, para diversas necessidades. Como primeira referência podemos usar a “Customização do Ubuntu para uso Hospitalar” (Diego Luiz da Silva Costa e Rafael Rodrigues,