Sistemas Operativos
O presente trabalho da cadeira de Sistemas Operativos, tem como tema Introdução aos Sistemas Operativos, o mesmo irá focar em torno deste tema. Tem como objectivo compreender acerca do funcionamento do sistema operativo e suas características nele presentes.
Para elaboração do presente trabalho foram usadas a metodologia de consultas bibliográficas listadas nas referências bibliográficas.
O trabalho está estruturado por uma parte introdutória contendo objectivos e metodologias usadas, um desenvolvimento contendo o tema em questão, historial, conceitos, arquitectura, características e funções e por fim a conclusão contendo um resumo acerca dos sistemas operativos.
Introdução aos Sistemas Operativos
Existe uma grande distância entre os circuitos electrónicos e dispositivos de hardware e os programas aplicativos em software. Os circuitos são complexos, acessados através de interfaces de baixo nível (geralmente usando as portas de entrada/saída do processador) e muitas vezes suas características e seu comportamento dependem da tecnologia usada em sua construção.
O sistema operacional é uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final. O sistema operacional é uma estrutura de software ampla, muitas vezes complexa, que incorpora aspectos de baixo nível (como drivers de dispositivos e gerência de memória física) e de alto nível (como programas utilitários e a própria interface gráfica).
Breve História
No final dos anos 40 e início dos anos 50, teve início a Era da Informática, nos primeiros tempos, os computadores eram grandes e caros, pelo que o seu uso se restringia às empresas ou instituições que podiam pagar o seu alto preço. Os primeiros sistemas de computação não possuíam sistema operacional. Por outro lado, os sistemas de computação actuais possuem sistemas operacionais grandes, complexos e em constante evolução. Maziero (2008:27).
Para Nunes (2007:7), a história do sistema operativo descreve-se da