Liderança
JOSÉ ALBERTO MAFRA RA 2480129784
“Liderança – como desenvolver as habilidades do líder efetivo”.
Trabalho da disciplina Gestão de Liderança apresentado ao Curso de Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Negócios da Faculdade Anhanguera.
CAMPINAS
2014
Liderança é um tema muito discutido e abordado atualmente, devido à importância dos líderes em todos os níveis do organograma nas Empresas que buscam competitividade e sobrevivência no mercado atual.
Até pouco mais de meio século atrás, considerava-se que existiam apenas “líderes natos”, ou seja, a liderança era um dom que nascia com as pessoas e que as tornava lideres com o passar do tempo. Por este aspecto, simplificando o termo “liderança”, podemos definir que "um líder é uma pessoa que você segue para um lugar que você não iria sozinho".
De 1940 pra cá começaram a surgir estudos e teses de que a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida em qualquer pessoa, e que além dos lideres natos temos os lideres preparados e treinados para isso: “Lideres são pessoas comuns, que aprendem habilidades comuns, mas que no seu conjunto formam pessoas incomuns” (Paulo Roberto Motta). A partir daí, o termo “liderança” ganhou novos significados:
- “Liderança é a tomada de iniciativas que resultem num padrão homogêneo de interação em grupo, voltada para a solução de problemas mútuos” (HEMPHILL, apud CHEMERS; FIELDER, 1981);
- “Liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas” (STOGDILL, apud CHEMERS; FIELDER, 1981);
- Liderança refere-se à “influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos” (CHIAVENATTO, 1994);
- “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando a atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”