Liderança
O Administrado – Líder
Administração sem liderança
O tema liderança vem através das ciências sociais, em função de alguns eventos públicos e políticos autoritários, alguns políticos no século XX, tais como Hitler, Stalin, Getúlio Vargas e outros.
Foi a partir de lideres carismáticos que surgiu a primeira teoria sobre liderança, assim ela dizia que os lideres seriam essencialmente confiáveis, de emocional muito controlado, com um entusiasmo e motivação vasto, que os levam a ter grandes objetivos.
Este assunto era somente confinado as mundo de sociologia política.
No mundo de administração o tema não encontrou tanta ressonância até o final do século passado, pois a liderança era vista por coisas ruins no passado devido aos políticos antigos que atingiram e eliminaram milhões de pessoas.
Depois disso as empresas foram cultivando o aparecimento dos administradores e executivos que usavam a racionalidade ao invés da emoção
Liderança versus administração
A liderança começa a reaparecer na década de 1980, junto com professor John Kotther estabeleceu a dicotomia “liderança e administração”, ou seja não pode ser apenas administradores e sim líderes, pois só administradores para uma empresa não basta; elas tem como por sinal reduzirem custos.
Administrar com liderança
A separação entre administrar e liderar hoje nos mostra a separação entre emoção e razão.
As empresas de hoje em dia não podem mais sobreviver apenas com administradores e sim com líderes, pois a liderança estão sendo apresentados como o suprimento de lacunas na administração, o liderar implica no inspirar, motivar, criar um mundo de possibilidades e perspectivas.
Pois a liderança leva ao desenvolvimento de pessoas, equipes e a criatividade e realização pessoal.
A liderança Necessária
A liderança tem que ser sem exageros, sempre na dose certa.
A liderança não é exclusivamente humana, temos como exemplos os animais nos quais