Liderança
Nome Completo Aluno:Jéssica Silva
Data:25/04/2014
Curso: Administração
Série: 1º
PALESTRA LIDER EFICIENTE, EQUIPE EFICAZ COM JOSÉ PEDRO – 25/04/2014.
Na palestra do José Pedro, consegui entender quais as diferenças de grupo e equipe, chefe e líder.
Ninguém nasce líder nem o é em todos os momentos. “Carisma” é um conceito frágil, a condição de líder emerge da efetiva eleição do grupo sobre o qual ele é exercido.
A liderança é como um refletor que circula pelos membros do grupo e se fixa naquele que é visto como o melhor meio, naquele momento e naquela situação, para que o grupo possa alcançar seus objetivos. O líder carismático – É aquele que já nasceu líder ou que tem uma aura geral e natural de liderança. Representa um conceito já superado. Aquele que detém o poder formal sobre outras pessoas – Delegado por terceiros, é ainda mais ultrapassado.
O chefe – No conceito de superior imediato, era visto como líder simplesmente porque a organização lhe dava a sala separada, o poder de premiar e punir, o maior salário, a secretária privativa e assim por diante. “Chefe é chefe, e quem tem juízo obedece” era o dito popular.
Quando o conceito de organização informal – a organização de pessoas – começou a ser divulgado em contraposição ao conceito de organização formal – o organograma – foi ficando evidente que, em muitas empresas, a condição de chefia não tinha o mesmo significado da condição de liderança. Enquanto a chefia vinha da delegação de autoridade de cima e, era própria da organização formal, a liderança era produto da escolha do grupo, portanto, da organização das pessoas.
Hoje, felizmente, a ênfase está colocada muito mais na capacidade de liderança do executivo do que em sua capacidade de chefiar, exercendo a autoridade formal do cargo.
Mas o que quer dizer capacidade para liderar?
Significa ser visto pelo grupo como o melhor meio para levá-lo aonde quer ir e na