Novas tecnologias e o profissional de secretariado executivo: competências e habilidades
Esta pesquisa aborda um desafio ainda muito pertinente na área profissional do secretário moderno: o preconceito contra a profissão. Partindo-se da noção prévia de que o termo preconceito é utilizado para definir algo que se critica sem conhecer realmente. O objetivo do referido projeto é identificar a relação entre a questão preconceituosa frente ao cargo de Secretariado, expondo a necessidade de ter-se a formação acadêmica para exercê-lo legalmente.
Considerando-se o desconhecimento que alguns têm da origem histórica da função Secretarial no mundo e de sua evidente importância no cenário socioeconômico atual; enfatizaremos o processo transformador ocorrido nessa área profissional no Brasil durante a metade do século XX destacando o início do curso universitário de Secretariado Executivo em nossa nação.
Para a análise, serão abordados 60 alunos do Ensino Médio da escola pública de Jacaraú na Paraíba; sendo que, 30 desses da fase inicial e o restanteconcluintes desse nível escolar. Desse modo, foram realizados alguns quesitos para auxiliar na obtenção de dados que serão examinados com as técnicas de questionário e das medidas de opinião e atitudes.
2 A ORIGEM DA FUNÇÃO DE SECRETÁRIO
O secretário moderno tem por ancestral o escriba; este detinha numa das civilizações mais desenvolvidas da antiguidade, a egípcia, a ferramenta facilitadora do conhecimento: a escrita. O escriba desempenhava inúmeras funções ligadasao governo da época, e era conhecido por seu superior pela intelectualidade interdisciplinar e conduta ética ao guardar segredo. Eles também foram os que evidenciaram o ato de assessorar que segundo a interpretação de Nonato Júnior (2009, p.81): “[...] configura-se como uma das ações intelectuais mais antigas da história da humanidade.”
Mas foi no Império Romano de Alexandre, O Grande (356 a.C. – 323 a.C.) que esses indivíduos foram merecidamente incentivados e valorizados por sua real importância no cenário