Liderança
0,5 em 0,5 pontos
Ao desenvolvermos práticas como: treinar os funcionários continuamente (pois o conhecimento explícito não acontece por acaso); usar as competências continuamente, desdobradas, reformuladas de diversas formas, significando transferir os funcionários de um setor para outro dentro da organização; e promover trabalho em equipe, estamos trabalhando com fatores significativos para o desenvolvimento das competências: I. individuais. II. organizacionais. III. essenciais. IV. funcionais.
Resposta correta: C.
Comentário: as competências essenciais são aquelas designadas com maior peso e significado para a vida interior, social e profissional. São competências como conhecimento, habilidade e atitude. Podemos considerar, ainda, o conhecimento no nível das informações como diferencial competitivo das pessoas e das organizações, dada a importância das tecnologias requeridas pelas organizações.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Atribuições são as obrigações e os poderes conferidos a uma pessoa em função do cargo que esta ocupa. Obrigações são as responsabilidades e atividades que a pessoa tem o dever de exercer para atingir os resultados que dela se espera. Poderes são as prerrogativas, isto é, os direitos que a pessoa pode e deve exercer para cumprir suas responsabilidades. Nesse sentido, podemos concluir que as atribuições referem-se ao modelo de liderança: I. concentrado em atributos. II. concentrado em práticas. III. concentrado no know-how essencial.
IV. que mistura os modelos concentrado em atributos e nas práticas.
Resposta correta: D.
Comentário: atribuições, sejam no contexto de obrigações ou de poderes, exigem certas competências gerenciais na combinação geral de conhecimentos, habilidades e atitudes. Se falamos de atribuições de liderança, a referência é também a capacidade de colocar em prática os seus atributos.
Pergunta 3
0,5 em 0,5