Liderança
Segundo Maximiano (2006) a liderança é um papel que qualquer pessoa deve desempenhar quando é responsável pelo desempenho de um grupo. Independentemente de suas qualidades, muitas pessoas são colocadas em posições de liderança, em que precisam dirigir os esforços de outros para realizar objetivos, chamados de lideres. No papel de líderes, algumas pessoas são mais eficazes que outras, e algumas das características importantes para o entendimento dessas diferenças são as habilidades e a motivação. Pode ser que essas características sejam interdependentes: as pessoas mais motivadas, provavelmente são mais hábeis. Outro elemento importante no comportamento do líder é a maneira como se relaciona com sua equipe. De acordo com Maximiano lideres são os que, em um grupo, ocupam uma posição de poder que tem condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões de caráter estratégico. O poder é exercido ativamente e encontra legitimação na correspondência com as expectativas do grupo. O líder é o sinônimo de um grande homem que tem a solução mágica para influenciar outras pessoas a atingir as suas expectativas.
2 CONCEITO DE CHEFIA
O chefe exerce um tipo de liderança autocrática, em que há tendência de centralizar a autoridade, com poder legítimo de recompensa e coerção para administrar seus recursos humanos (RH). Enquanto, o líder de fato, exerce a democrática, em que delega autonomia aos liderados, encoraja-os a participação efetiva e continua nas tomadas de decisão (MAXIMIANO, 2000. pg. 330).
No entanto a chefia por sua vez é estabelecida pelos atributos dos cargos gerencias. Cada gerente ocupa uma oposição de hierarquia regida por normas impessoais. Essa posição chamada de cargo empresta o ocupante o direito de tomar decisões e de se fazer obedecido, e por sua vez o funcionário obedece porque tem obrigação legal de fazê-lo. Essas normas impessoais transformam o ocupante do cargo