Fluxo de recebimento de materiais
GRUPO E GRUPO E
EXW EXW
Nenhuma mudança ocorreu neste grupo depois da reformulação feita nos incoterms 2000 para 2010, onde as responsabilidades e os direitos permanecem os mesmos , este termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.
GRUPO F GRUPO F
FCA FCA
FAS FAS
FOB FOB
Como no grupo anterior este também continua sem modificações , com todos os direitos e responsabilidades inalteradas apesar das modificações feitas nos incoterms,onde os termos FAZ, FOB podem ser utilizados no modal marítimo, enquanto o termo FCA pode ser utilizado em todo tipo de transporte, ou seja todos os modais.
GRUPO C GRUPOC
CFR CFR
CIF CIF
CPT CPT
CIP CIP
Este grupo também não sofreu nenhuma modificação, onde todos sendo vendedor ou comprador continuaram com as mesmas responsabilidades e os mesmos direitos de antes da revisão, onde os termos CFR, CIF são de uso exclusivo do modal marítimo e os termos CPT, CIP poderão ser utilizados em qualquer modalidade de transporte. GRUPO D GRUPO D
DAF DAT
DES DAP
DEQ DDP
DDU
DDP
Este grupo foi o que sofreu alterações com as mudanças feitas pela revisão dos incoterms 2010,onde os termos DAF, DES, DEQ, DDU foram substituídos pelos novos termos DAT, DAP e o termo DDP permaneceu sem nenhuma alteração.
Os termos DAF: entregue na fronteira ;DES: entregue no navio;DEQ : entregue no cais de destino da mercadoria; DDU:entregue com direitos não pagos, foram eliminados e sendo criados novos termos.
O DAT significa que a mercadoria será entregue em um terminal , substituindo o DEQ onde a mercadoria era entregue no navio, diferente do DEQ , no DAT a mercadoria poderá ser entregue dentro ou fora do porto dependendo do que foi combinado entre o exportador e o importador.Já o termo DAP substituirá as funções que os termos DAF, DES, e DDU tinham, esse novo termo , o risco e o custo da operação só vai terminar quando a mercadoria for entregue e colocada à disposição do importador que a