Liderança
Aluno:
Alexandre sorensen guilherme coelho jaime garcia
Jose Adriano MACHADO
VICTOR MENEZES
Victor Cinesi
YVES MINEI
Tipos de Liderança
A teoria mais comumente usada é a gerada através de um estudo com crianças elaborado por White e Lippitt (1939). De acordo com estes autores existem três estilos de liderança: Autoritária (ou autocrática), Liberal e Democrática.
Líder Autocrático: determina diretrizes sem a participação do grupo, além de determinar as técnicas para a execução das tarefas. É ele também que indica qual a tarefa individual de cada um dos colaboradores e quem será o companheiro de trabalho de cada. É inflexível e dominador, o que acaba por causar mal estar organizacional. Tem postura diretiva, dando instruções sólidas e não deixa espaço para criatividade dos subordinados. Este líder, nos elogios ou nas críticas que faz, dirige-se diretamente aos colaboradores, nominando publicamente e sem restrição no vocabulário os eventuais autores de faltas cometidas e/ou de atos dignos de elogios. As consequências desta liderança estão relacionadas com a ausência de espontaneidade e de iniciativa, e pela inexistência de qualquer amizade no grupo. Os elementos do grupo não revelam qualquer satisfação em relação à tarefa. O trabalho só se desenvolve na presença dele, visto que, quando este se ausenta, o grupo se desorienta, produz pouco e tende a indisciplinar-se. É o estilo que produz maior quantidade de trabalho.
Líder Liberal: também denominado Laissez-Faire, não se impõe e acaba por não ser respeitado. Os liderados têm liberdade para tomar decisões, quase sem consulta ao líder. Não há grande investimento na função, havendo participações mínimas e limitadas por parte do líder. O grupo é que decide sobre a divisão de tarefas e sobre nomear os responsáveis pelo auxílio. Os elementos do grupo tendem a pensar que podem agir livremente, tendo também tendência