Liderança
É comum ouvirmos empresários falarem do custo que as empresas têm com carga tributária, taxas de juros, encargos trabalhistas e inúmeros outros fatores que realmente sangram principalmente as pequenas e médias empresas.
Contudo, isto está no lado de fora e temos pouco ou nenhum controle sobre a situação. O nosso maior desafio está dentro de casa e chama-se Liderança. Podemos, sem medo, afirmar que o maior custo de qualquer organização, seja ela pública ou privada, é a falta de liderança. Aqui está o fator isolado mais importante para o sucesso ou fracasso de qualquer organização.
Vivemos na Era do Conhecimento, mas operamos as nossas empresas segundo o modelo controlador da Era Industrial. Uma visão contábil que torna pessoas em despesas e máquinas em ativos.
A realidade fundamental é que os seres humanos não são coisas que precisam ser controladas e comparadas, são indivíduos que precisam ser inspirados, apoiados, entendidos e potencializados.
O líder precisa inspirar os seus liderados para o aprendizado, o crescimento e a mudança e a pergunta é: o que é inspirar? Inspirar vem do latim e significa “soprar vida em”.
Para que isto ocorra é necessário entender que o líder, ao contrário do chefe, tem como seu objetivo principal o desenvolvimento dos seus liderados, principalmente no lado intelectual e emocional, para que eles possam trazer suas mentes e corações para dentro da empresa. Na era do conhecimento isto não é só importante, é uma questão de vida ou morte.
Quando as empresas começaram a crescer durante a era industrial os grande estudiosos de época não sabiam como organizar todas estas pessoas trabalhando no mesmo lugar, então foram buscar na Igreja e no Exército exemplos de como liderar. A linha de liderança do Exército era muito simples: manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Durante quase dois séculos este foi o modelo operante, apesar de todo o peso psicológico envolvido. Pessoas eram