Liderança
MARIA CRISTINA MASCARENHAS CERQUEIRA
PRISCILA LORENA CAETANO DOS SANTOS
MOTIVAÇÃO DE EQUIPES
SALVADOR
2014
MARIA CRISTINA MASCARENHAS CERQUEIRA
PRISCILA LORENA CAETANO DOS SANTOS
PESQUISA
MOTIVAÇÃO DE EQUIPES
Pesquisa apresentada ao Curso de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Maurício de Nassau como requisito parcial para a conclusão da disciplina Liderança e Motivação de Equipes, sob orientação do Professor José Alexandre.
SALVADOR
2014
1 INTRODUÇÃO Com a globalização as organizações passam cada vez mais por transformações crescentes ligadas aos avanços na área científica e tecnológica, as quais levam as modificações não apenas de equipamentos, mas também nos processos de trabalho e na gestão de pessoas. Nesse cenário marcado por intensas mudanças verifica-se nas organizações a importância de investir no capital humano e no desenvolvimento de habilidades que possam contribuir para o seu sucesso. Neste contexto, a figura do líder ganha destaque, pois possui a capacidade de influenciar um grupo e ajudá-lo a atingir suas metas. Para tanto, o líder precisa promover certos mecanismos que apoiam o relacionamento e o desenvolvimento da equipe de trabalho. Na busca de conseguir um ponto de harmonia com seus liderados, o líder deve colocar como foco principal a integração e a motivação da equipe de trabalho, a fim de abrandar possíveis problemas de relacionamentos interpessoais.
Para tanto, é necessário que a organização resgate valores que reforcem a importância e a necessidade de capacitar seus líderes, seja por meio de palestras ou treinamentos, visando melhorar o relacionamento destes com seus liderados, bem como promover um ambiente mais harmônico e produtivo.
Para impulsionar as equipes no cumprimento das metas e atingir um estágio de competitividade saudável entre seus membros, o líder