Liderança
A liderança é frequentemente definida como uma forma de dominação, ou controle. Levando – se em consideração algumas situações, a figura do líder, e as relações entre líder e liderado, este conceito de liderança vem mudando e passa a ser não apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do líder.
De acordo com a Teoria dos Traços, onde esta teoria define os tipos de lideranças e características do líder, ela se baseia no pressuposto de que a liderança é uma característica nata do líder. Porém, atualmente, a liderança não é mais vista como uma característica apenas, mas como um comportamento e, como tal, é algo que poderia ser aprendido. A teoria que abrange essa nova visão de liderança, é a Teoria do Enfoque Situacional. É visto em alguns estudos, que os líderes podem ter diferentes personalidades, diferentes níveis de formação e diferentes motivos para liderar. Tendo uma compreensão dos estilos de liderança e do impacto que têm, um líder pode tornar – se melhor e mais flexível.
Entre os vários tipos diferentes de liderança vão ser destacados quatro modelos: A Liderança Coaching (Leader Coach), Autocrática, Participativa e Liberal. O primeiro tipo de liderança citada, a Liderança Coaching, é conhecida por apresentar desafios e atividades motivadoras. Em que as competências são estimuladas, os projetos conduzidos em parceria, as habilidades desenvolvidas, as opiniões ouvidas e levadas em conta, os trabalhadores tem confiança em seu trabalho. Este tipo de líder é capaz de identificar as capacidades individuas de cada um de seus liderados.
A Liderança Autocrática é um tipo de liderança egocentrada e costuma oprimir seus subordinados. Causando assim desconforto, pois não valoriza as competências, os conhecimentos, habilidades e os resultados dos colaboradores. Esse tipo de líder é autoritário. Cria um ambiente de trabalho, onde os profissionais são cobrados excessivamente, e tem que assumir um