Liderança
Atendendo a que vivemos numa era de globalização, em que a tecnologia, as
estratégias e a estrutura das organizações são quase uniformes, a verdadeira
vantagem competitiva só poderá surgir das competências dos recursos humanos. Os
empregados deixaram de ser encarados como um mero recurso produtivo, passando a
ter maior destaque, devido ao facto de serem a “imagem” da organização e o elo de
ligação entre as organizações e os clientes
Os líderes também alcançaram um papel de destaque nas organizações, quer através da tomada de decisões estratégicas, quer na motivação dos empregados.
"Apenas no decurso dos últimos 75 anos foram realizados milhares de estudos empíricos e, apesar disso, não se poderá dizer claramente e sem equívoco o que distingue os líderes dos não líderes e, talvez mais importante, o que distingue os líderes eficazes dos líderes ineficazes e as organizações eficazes das não eficazes.” (SYROIT, 1996).
Existem várias definições de liderança, contudo o conceito contemporâneo de liderança diz que “Liderança é a capacidade para influenciar um grupo de pessoas a actuar no sentido da prossecução dos objectivos desse mesmo grupo ou da organização”.
“Capacidade de se influenciar um grupo em direcção ao alcance de objectivos”. [4], p.2
A capacidade de influenciar um grupo pode ser formal, devido ao cargo desempenhado, ou poderá ser informal, surgida das relações entre as pessoas que, reconhecendo a existência de certas qualidades e competências adequadas às circunstâncias do momento, aceitam e elegem o seu líder. [4], p.2
Existe uma grande diversidade de qualidades e características que são atribuídas aos líderes e, conforme a situação ou contexto, se apresentam como um conjunto de atributos, mais importantes que outros, para o momento em questão. Em geral, os líderes são carismáticos, honestos, íntegros, inteligentes, autoconfiantes, inspiradores e cheios de energia. [4], p.2
Do conceito de Liderança, surge a