Verbos transitivos e intransitivos
O verbo pode ligar-se a seus complementos de dois modos: com ou sem o auxílio de uma preposição. Quando não houver a preposição, chamaremos o verbo de transitivo direto e seu complemento de objeto direto. Quando houver a preposição, chamaremos o verbo de transitivo indireto e seu complemento de objeto indireto.
Quando o verbo possuir os dois complementos, chamá-lo-emos de transitivo direto e indireto. Além dessas denominações, há o verbo intransitivo, que não necessita de complementação.
Observe as orações abaixo:
Eu procuro um grande amor.
Procuro o quê? quem?
Um grande amor – O verbo procurar tem um complemento ligado diretamente a ele , sem preposição, portanto, é classificado como : verbo transitivo direto e o seu complemento como objeto direto.
As crianças gostam de doces.
Gostam de quê? de quem?
De doces – O verbo gostar tem um complemento ligado a ele através de uma preposição, portanto, é classificado como : verbo transitivo indireto e o seu complemento como objeto indireto.
Paulo ofereceu um jantar aos amigos. Ofereceu o quê? um jantar ... a quem? aos amigos
O verbo oferecer tem um complemento ligado diretamente a ele (um jantar) e outro complemento ligado a ele através de uma preposição (aos amigos).
É classificado, portanto, como verbo transitivo direto e indireto e os seus complementos como objeto direto (um jantar) e objeto indireto (aos amigos).
Verbo Intransitivo
A criança dorme.
A ação expressa pelo verbo, não necessariamente pede complemento.
O verbo intransitivo poderá vir acompanhado de adjuntos adverbiais, mas continua sendo intransitivo.
Exemplos: A criança dorme bem. (bem: adjunto adverbial de modo).
A criança dorme em sua cama. (em sua cama: adjunto adverbial de lugar).
TATIANE