Questões de transitividade verbal
VERBOS INTRANSITIVOS
Observe a oração: “Jesus chorou.” (João 11:35)
Na oração acima, o verbo chorar não tem necessidade de outra palavra para completar o seu sentido. Ele já possui toda a carga significativa para entendermos sua mensagem. Aos verbos que apresentam esta característica damos o nome de INTRANSITIVOS.
Portanto:
Verbos intransitivos são aqueles quem têm o seu sentido completo. Não precisam de outras palavras para lhes completar o sentido.
VERBOS TRANSITIVOS
Agora observe as orações:
1. “…toda árvore boa produz…” (Mateus 7:17)
2. “Confia…” (Provérbios 3:5)
Dizer apenas isto é insuficiente para entendermos a mensagem. Há necessidade de outras palavras para completar o sentido dos verbos “produzir” e “confiar:” Completemos, então, o resto das orações:
1. “…toda boa árvore produz bons frutos…”
2. “Confia no Senhor…”
Na oração 1, o sentido do verbo produzir foi completado com a expressão “bons frutos” composta de adjetivo + substantivo.
Na oração 2, o sentido do verbo “confiar” foi completado com uma palavra (Senhor) que se liga ao verbo por preposição combinada com artigo (em + o = no).
Os verbos que apresentam essas características são chamados de TRANSITIVOS.
Portanto:
Verbos transitivos são aqueles que precisam de outras palavras para lhes completar o sentido.
Para compreender bem como funcionam os verbos transitivos na oração, você precisa saber que, na frase, as palavras aparecem relacionadas umas às outras, formando um significado.
VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS, TRANSITIVOS INDIRETOS E BI-TRANSITIVOS.
Vimos que existem verbos que necessitam de complementos que podem ser ligados a eles sem preposição ou com preposição. Veja os exemplos:
“…a árvore má produz frutos maus…” (Mateus 7:17)
O verbo “produz” tem o complemento, “frutos maus”, ligado a ele sem preposição. Nessa situação, ele é chamado de verbo transitivo direto.
“Confia no Senhor…”
O verbo confiar tem o complemento, “no Senhor”, ligado a