Vidrarias e equipamentos de laboratório
INTRODUÇÃO O laboratório é um ambiente de fundamental importância para o químico. Lá, são testadas hipóteses, e também são realizados experimentos que comprovam leis e princípios científicos1. E para tal, faz-se necessário um conhecimento amplo e consolidado das vidrarias e equipamentos utilizados, por parte de quem trabalha nesses locais, com a finalidade de que sejam empregados da maneira adequada, evitando, desta forma, perdas e danos materiais e pessoais4. Os variados tipos de peças e equipamentos encontrados possuem um uso específico e são confeccionados em materiais como vidro pirex ou vidro de borossilicato, metal, plástico, porcelana, sílica fundida e outros5. A vidraria, em sua maior parte, é feita com vidro de alta qualidade, resistente ao calor, podendo ser usada por muitos anos se houver cuidado no manuseio5. As aparelhagens em plástico, não são indicadas para trabalhos mais exatos porque as superfícies se deterioram rapidamente e são mais difíceis de limpar da maneira correta5. Seus formatos vaiam de acordo as necessidades. Como exemplo, quando o objetivo é analisar o volume, utiliza-se os balões, pipetas, provetas e buretas5. Os aparelhos serão vistos com maior detalhamento de sua finalidade, material, formato, entre outros no corpo do presente trabalho.
OBJETIVOS Este trabalho visa um maior aprofundamento dos alunos do curso de graduação “Bacharelado em Química”, do 1º período, no conhecimento sobre as peças e aparelhos utilizados no laboratório, além do emprego correto de cada um deles, de maneira que possam realizar os experimentos de forma consciente e eficiente3.
DESENVOLVIMENTO A seguir serão apresentadas as aparelhagens utilizadas no laboratório com suas respectivas imagens: * * Bécheres: São usados em reações entre soluções, dissolução de substâncias, reações de precipitação e aquecimento de líquidos, ou seja, são de uso geral. Apresenta escala para medição de