Centro de referência para o programa de medicamentos especializados - creme assistência farmacêutica
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Introdução
Trata-se de um estudo analítico realizado no Centro de Referência para o Programa de Medicamentos Especializados - CREME, Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde. O Programa de Dispensação de Medicamentos Especializados funciona como estratégia da política de assistência farmacêutica, que tem por objetivo disponibilizar medicamentos para usuários do Sistema Único de Saúde para tratamento de doenças específicas, que atingem um número limitado de pacientes, os quais na maioria das vezes fazem uso destes remédios por períodos prolongados com custos elevados individualmente.
Entre as patologias incluídas neste programa, estão insuficiência renal crônica, hepatite viral B, C e Delta, Artrite, problemas de crescimento, profilaxia da reinfecção pelo vírus da hepatite B, pós-transplante de fígado, esclerose múltipla, entre outras. Imunossupressores para pacientes transplantados também fazem parte da grade de medicamentos especializados do Estado.
No CREME, são realizados cadastros, perícia e entrega de medicamentos aos usuários inscritos no Programa. Atende em média 90 pacientes por dia, incluindo os novos cadastros de usuários de outros municípios. O atendimento é feito por meio de sistema informatizado (SISMEDEC), que integra ainda o estoque de medicamentos. Assim, a saída do medicamento entregue é registrada e dada baixa. Com isso, é possível um controle maior do estoque. A unidade também conta com sistema de arquivo de documentação e acompanhamento dos usuários cadastrados,possuindo atualmente 3.181 pacientes cadastrados ativos.
Fisicamente é composto por uma recepção, onde há o primeiro contato dos pacientes com a unidade, um local climatizado, com capacidade para 30 pessoas sentadas; um balcão de dispensação de medicamentos; uma farmácia; um arquivo; uma sala onde são avaliados os processos, uma sala de administração e uma de