Dengue
13329 palavras
54 páginas
1 INTRODUÇÄO A classificação da dengue, segundo a Organização Mundial de Saúde, na maioria das vezes é retrospectiva e depende de critérios clínicos e laboratoriais que nem sempre estão disponíveis precocemente, porém o conhecimento e eficácia no atendimento de Técnicos de Enfermagem permitem auxiliar no reconhecimento da doença, identificando imediatamente pacientes que necessitam de atendimento imediato. Esta pesquisa foi elaborada baseando-se na gravidade que a dengue atualmente atingi, é uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independente da classe social. Nesse caso torna-se importante conhecer a doença, sua forma de transmissão, tempo de incubação, como reconhecer os sintomas e tratamento adequado para não haver agravamento da doença, permitindo assim a identificação imediata dos casos de dengue, a fim de principalmente evitar óbitos. Apesar de haver inúmeras ações para a prevenção da doença cabem aos profissionais de enfermagem orientar a população de como prevenir a proliferação do mosquito e importância das pessoas com supostos sintomas da doença que procurem auxílio médico.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral Obter conhecimentos específicos sobre o transmissor da dengue, sua desenvoltura, diagnósticos, sintomas, controle da doença e formas de tratamento, visando atuação do Técnico em Enfermagem no atendimento de pacientes portadores da doença.
2.2 Objetivos específicos
Conhecer a desenvoltura do mosquito transmissor, como sua origem e evolução. Elucidar as características e sintomas de paciente com suspeita de dengue. Obter conhecimento suficiente para tratamento e controle da doença. Orientar os estudantes da área da saúde os métodos de proteção e proliferação da doença.
3 METODOLOGIA A revisão biográfica foi feita mediante leitura sistemática, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto em