liderança
O Líder precisa estar atento a tudo e ser eficaz, ou seja, encontrar o equilíbrio, tratando seus liderados da melhor forma possível, mas nunca se esquecer dos resultados. O líder não deve se focar apenas em apenas uma coisa, pois pode haver desgaste da equipe ocasionando perda de objetivo. É necessário que o líder tenha virtudes como: Iniciativa, determinação e proatividade. Essas virtudes fazem com que o líder busque os resultados positivos para sua equipe, motivando-os para que consigam alcançar os objetivos da organização.
O líder ao ouvir seus subordinados consegue criar um vinculo de confiança com eles, assim a equipe terá a liberdade de expor seus pontos de vista positivos e negativos, dando ideias para eventuais melhorias e buscando ideias inovadoras. Mas o líder precisa saber filtrar as ideias boas e descartar as ruins, pois as ruins podem afetar o grupo e tornar-se uma perda de tempo. Em um ambiente de trabalho sadio como este, as ideias inovadoras aparecem naturalmente, o líder sendo capaz de reconhecer isso recompensa aqueles que trazem ideias que possam fazer o diferencial no processo de trabalho.
A confiança entre líder e liderados é essencial para a delegação de tarefas, a partir daí a equipe terá um bom funcionamento, pois cada um terá suas responsabilidades divididas, assim o líder estará ajudando os indivíduos a desenvolver-se em novos lideres, estimulando a liberdade de expressão e o comprometimento da equipe.
Um bom líder irá ajudar os indivíduos de seu grupo a desenvolver-se, ajudando-os a reconhecer seus pontos fortes e fracos. Segundo Maxwell 2007, ajudando a desenvolver pessoas você estará ajudando a melhorar indivíduos. Dessa forma o líder estará desenvolvendo novos lideres e ajudando no crescimento da