Relatório
- Atividades desenvolvidas Dificuldades: Percepções do grupo:
Articulação teórica:
De acordo com Gary Chapman, o objetivo do amor não é obter o que se quer, e sim fazer alguma coisa pelo bem-estar da pessoa que se ama. Ele diz também que quando recebemos elogios, nos tornamos motivados a fazermos algo que nosso cônjuge deseje, ou seja, nos motiva a sermos recíprocos. E fazer elogios não significa usar da bajulação para conseguir algo. Essa é a primeira linguagem do amor comentada no livro, que é a linguagem: Palavras de Afirmação.
A segunda linguagem do amor é Tempo de qualidade. “ O aspecto central da “Qualidade de Tempo” é estar próximo. Não quero dizer simples proximidade... O estar junto tem a ver com o focalizar a atenção.” O autor mostra que não adianta estar ao lado um do outro apenas fisicamente, assistindo televisão ou fazendo qualquer outra coisa, e sim que deve ser dedicado um tempo à pessoa, pra fazer alguma atividade com o cônjuge, ou apenas se olharem nos olhos e conversarem sobre o dia um do outro, ou sobre outras coisas.
A terceira linguagem do amor que o livro nos mostra é; Presentes.
Há presentes de todos os tamanhos, preços e formatos, mas para a pessoa que tem a primeira linguagem do amor Presentes, o valor pouco importará e sim que receber presentes é uma expressão de amor. Também no livro é explicado o valor da Presença Física, que é em momentos difíceis a importância do cônjuge estar presente.
“Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa. O objeto em si é um símbolo daquele pensamento.Não importa se foi caro ou barato. O importante é que ele seja a prova desse desejo. E não é somente a intenção em nível da mente que se conta, mas o pensamento