liderança
LIDERANÇA
Salvador - Ba
2014
ADRIANE ANDRADE
ALICE NASCIMENTO
KELLY SOUZA
LUCIANA AMARAL
MARIANA BASTOS
MARLUCIO ARGOLO
LIDERANÇA
Trabalho apresentado à disciplina de Gerenciamento do Cuidado em Enfermagem e Curso de Bacharelado em Enfermagem do 8º semestre, turma A da Faculdade Dom Pedro II, como requisito parcial para avaliação da I unidade.
Orientadora: Marieve Pereira.
Salvador - Ba
2014
LIDERANÇA
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
Foi realizada uma pesquisa de campo, com o objetivo de questionar o conhecimento dos enfermeiros em relação à liderança. Onde os enfermeiros tinham que definir liderança, falar sobre liderança e enfermagem e dar a sua opinião sobre o que faz uma pessoa se tornar um líder.
O questionário foi realizado com 10 enfermeiras que trabalham em hospitais privados, sendo que destas duas também trabalham em instituições públicas, com a faixa etária entre 24 e 40 anos e com tempo de formação entre 8 meses e 19 anos. Elas ocupam funções assistenciais, administrativas, de ensino e coordenação nas unidades de emergência obstétrica, centro obstétrico, enfermaria e gerência.
DISCURSÃO
De acordo com 60% das enfermeiras, a liderança é a capacidade de influenciar as pessoas de forma positiva em busca de um objetivo comum, pode-se observar claramente essa visão no depoimento de uma das entrevistadas. “[...] é a capacidade de influência que se tem sobre as outras pessoas, incentivando a desenvolver com entusiasmo um objetivo comum [...]”.
De acordo com essas profissionais, liderança se dar por meio de orientação, organização, coordenação, motivação e a habilidade de atrair seguidores.
Em relação ao questionamento sobre a relação entre liderança e enfermagem elas destacaram a importância da liderança no processo de