Husserl
Husserl é o criador do método fenomenológico, tão importante no movimento existencial. Etimologicamente considerada, a fenomenologia é o estudo dos fenômenos.
De acordo com Husserl, conhecemos o mundo através de dois aspectos: a captação “intuitiva” e aintegração significativa.
Acreditava ele que a realidade não podia ser reduzida aquilo que meramente captamos através dos sentidos, ainda que realizando uma integração.
Resumo biográfico: O filósofo alemão Edmund Husserl nasceu em 8 de abril de 1859, atual Prostejov, na República Checa, e faleceu em 27 de abril de 1938. Na época de seu nascimento, sua cidade era referida como “Prossnitz” e pertencia ao antigo Império Austríaco. Completou seus estudos de matemática em Viena.
Principais influências:
Influenciado por Franz Brentano, decidiu seguir a Filosofia como estudo e trabalho.
Os estudos filosóficos de Husserl apresentam influências da tradição grega, escolástica, Descartes, Brentano,Stumpf, Bolzano, Leibniz,Riemann, Lotze. Também fora influenciado pelo empirismo inglês e o pensamento de Kant.
Idéias que norteiam o pensamento do filósofo:
Principais Obras e seus temas:
Em 1891, publicou “A Filosofia da Aritmética".
Em 1913, publicou a obra “Ideias por uma Fenomenologia Pura e uma Filosofia Fenomenológica” . O ideal da filosofia “husserliana” se expressa através da determinação em atribuir peso científico à filosofia com o intuito de atingir outras ciências, partindo de uma base sólida de pensamento e uma fundamentação rigorosa.
Dentro da “Fenomenologia”, defendia que “Fenômeno” era consciência momentânea de vivências, apresentando intenção como estrutura e consciência de algo.
Frases que marcaram as idéias do filósofo:
“Eu existo, e tudo o que não sou eu, é um mero fenómeno que se dissolve em ligações fenomenais. “
“ Pelo fato de conceber idéias, o homem se torna um homem novo, que, vivendo na finitude, se orienta para o polo do infinito.”
“A