A FENOMENOLOGIA DE HUSSERL
FENOMENOLOGIA
DOUGLAS D. SANTOS
ROSANA DE OLIVEIRA S. MONTEIRO
FERNANDA CARNEIRO ALVES
LUZIA DE FÁTIMA FARIA VIEIRA
GOIÂNIA
JUNHO-2012
DOUGLAS D. SANTOS
ROSANA DE OLIVEIRA S. MONTEIRO
FERNANDA CARNEIRO ALVES
LUZIA DE FÁTIMA FARIA VIEIRA
FENOMENOLOGIA
Trabalho apresentado a Profª. MS Sueli Amaro da disciplina Filosofia da turma 1º Período, do curso de Pedagogia
FACULDADE ARAGUAIA
GOIÂNIA – 11/06/2012
A FENOMENOLOGIA DE HUSSERL
Introdução:
Neste trabalho, mostramos um aspecto geral da fenomenologia de Husserl, a ciência das essências. E tem como propósito apresentar a fenomenologia sob a teoria do pensador alemão Edmund Husserl. Serão abordados aqui os principais conceitos que norteiam a fenomenologia husserliana, a qual exerce ainda grande influência no meio acadêmico.
Edmund Husserl : (1859-1938) - filósofo, matemático e lógico é o fundador da Fenomenologia como método de investigação filosófica e estabeleceu os principais conceitos e métodos que seriam amplamente usados pelos filósofos desta tradição. O filósofo mais influente do começo do século XX, influenciado por Franz Brentano - seu mestre - lutou contra o historicismo e o psicologismo. Idealizou um recomeço para a filosofia como uma investigação subjetiva e rigorosa que se iniciaria com os estudos dos fenômenos como aparentam a mente para encontrar as verdades da razão. Suas investigações lógicas influenciaram até mesmo os filósofos e matemáticos da mais forte corrente oposta, o empirismo lógico. A Fenomenologia representou uma reação à eliminação da metafísica, pretensão de grande parte dos filósofos e cientistas do século XIX.
Aspectos gerais da fenomenologia de Husserl.
Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que se mostra - e logos - explicação, estudo) afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses