fenomenologia - Husserl
Dante Augusto Galeffi
O QUE É ISTO — A FENOMENOLOGIA DE
HUSSERL?
Dante Augusto Galeffi
Professor Adjunto do Departamento II da FACED - UFBA
Doutor em Educação - UFBA dgaleff@uol.com.br RESUMO: Trata-se de uma leitura da concepção fenomenológica de Husserl, um exercício de compreensão do alcance do que ele propõe como Filosofia Transcendental. A visada é interrogante e perplexiva, em momento algum conclusiva. Procura-se pensar com Husserl e não contra ele. Releva-se, assim, o campo positivo da aquisição da atitude fenomenológica, no sentido do fundamento de uma ciência do homem e para o homem, na abertura de suas possibilidades livres e responsavelmente determinadas.
PALAVRAS-CHAVE: Filosofia Transcendental, Fenomenologia,
Consciência Constituinte.
ABSTRACT: This is a reading of Husserl’s phenomenology conception, a comprehension exercise of significance on what he proposes as Transcendental Philosophy. This focus is something interrogative and perplexed, never against him. So that, it’s emphasized the positive zone of acquisition of phenomenological attitude, in the meaning of science reason of human being, in the opening of his free and determined responsable possibilities.
KEY-WORDS: Transcendental Philosophy, Fenomenology,
Constituent Consciousness.
Ideação,Feira de Santana, n.5, p.13-36, jan./jun. 2000.
14
Dante Augusto Galeffi
Com a pergunta, o que é isto — a fenomenologia?, somos convidados a tomar parte em um jogo que tem como fim a elucidação da verdade fenomenológica. Mas, podemos nós esclarecer o sentido e o significado do que venha a ser uma
“verdade elucidada fenomenologicamente”? Sabemos nós, de modo claro, o que é isto — a fenomenologia? Sabemos a sua origem, o seu meio, o seu fim? E se algo sabemos, o que somos capazes de dizer sobre sua gênese, seu processo, seu projeto, e sobre qual “ponto de vista” gnosiológico a compreendemos?
Desde o início, a pergunta pela fenomenologia guia os
nossos