Liderança
1- Trace o desenvolvimento da pesquisa de liderança?
De acordo com estudos a liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas, tal influência pode originar-se de maneira formal – através do estabelecimento de um alto cargo ou de forma natural dentro do grupo, senda esta tão importante ou mais que a primeira forma.
2- Que traços indicam a liderança?
De acordo com a teoria dos traços de liderança, com base nas qualidades e características pessoais é possível diferenciar líderes de não- líderes. Com o passar dos anos várias pesquisas foram feitas, e pode-se definir que os sete traços para diferenciar líderes de não – líderes seriam: ambição e energia, desejo de liderar, honestidade e integridade, autoconfiança, inteligência, elevado automonitoramento e conhecimentos relevantes para o trabalho.
3 – Qual foi a contribuição dos estudos escandinavos para a teoria comportamental?
Os pesquisadores escandinavos fizeram uma revisão dos dados originais da pesquisa de Ohio ( pesquisa para identificar as características comportamentais dos líderes que pudessem estar relacionados com o desempenho eficaz).
Esta evidência é positiva. As abordagens anteriores que enfocavam apenas dois tipos de comportamento não mais capturavam adequadamente a liderança no século XXI. Além disso, embora as conclusões iniciais ainda precisem de mais evidências para confirmação, tudo indica que os líderes que exibem comportamento orientado ao desenvolvimento contam com funcionários mais satisfeitos e são vistos por estes como mais competentes.
4 – Quais são as três variáreis contingenciais do modelo Fiedler?
Relação entre líder e liderado; Estrutura da tarefa e poder da posição.
5 – Quais a s implicações da teoria da troca entre líder e liderados para a prática da liderança ?
A teoria da troca entre líderes e liderados argumenta que, por causa das pressões do tempo, os líderes estabelecem um relacionamento especial com