Liderança
Liderar vem de laden que significa ir ou viajar junto. Liderança caracteriza-se por ser um processo no qual alguém determina o propósito ou o sentido para uma ou mais pessoas, fazendo também com que todos se mobilizem em alguma direção não só de maneira eficaz, mas também com total envolvimento por parte da equipe.
Teorias sobre liderança.
“A Liderança tem sido tema de pesquisas nos mais diversos campos do conhecimento humano desde a década de 30”. Liderança antes deste período, tais obras eram, principalmente, teorias filosóficas ou sugestões com poucos dados e informações consistentes que sustentassem seus pontos de vista. Com o passar do tempo, a pesquisa e a literatura sobre Liderança evoluíram de teorias que descreviam traços e características pessoais dos líderes eficazes, passando por uma abordagem funcional básica que esboçava o que líderes eficazes deveriam fazer.
ABORDAGENS DA LIDERANÇA
A primeira abordagem vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, onde o mesmo deveria possuir certas características de personalidade especiais que seriam facilitadoras no desempenho da liderança.
TEORIA DOS TRAÇOS
Nesta teoria são enfatizadas qualidades intrínsecas da pessoa. Esta teoria permite concluir que os líderes já nascem como tal, não havendo a probabilidade de ‘fazê-los’ posteriormente por meio do uso de técnicas de desenvolvimento pessoal.
A Abordagem de Traços à Liderança
A abordagem de traços à liderança se baseia nas primeiras pesquisas de liderança, que pareciam supor que um bom líder nasce feito. O corpo dessa pesquisa procura descrever líderes de sucesso da maneira mais precisa possível. O raciocínio era que, se pudéssemos traçar um perfil completo dos traços de um líder de sucesso, seria bem fácil identificar os indivíduos que deveriam ou não ser colocados em posições de liderança.
Muitos dos primeiros estudos que resumiram os traços de líderes de