Liderança
UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDEIA
SISTEMA DE INFORMAÇAO NO AGRONEGÓCIO
PROJETO GNU-Linux
Trabalho realizado sob a orientação do professor: Bruno Lacerda.
Acadêmicos: Sandra Pereira, Sidemar Pereira Maia
Sumário
INTRODUÇÂO
Projeto GNU é uma questão de liberdade, não de preço, para entender o conceito, devemos pensar no sentido de “liberdade de expressão”, não de “gratuidade”.
Desenvolvimento
Quando surgiu?
A historia do surgimento do Projeto GNOME acompanha a historia dos principais ambientes gráficos para GNU/Linux e outros sistemas Unix. Até meados da década de 90, ainda existiam poucas opções de toolkits para construção de interfaces gráficas para sistemas Unix. O Motif um toolkit proprietário criado pela Open Software Foundation, era o toolkit mais utilizado para a criacao de interfaces gráficas em sistemas Unix comerciais tais como o HP-UX da Hewlett Packard, o Solaris da Sun Microsystems e AIX da IBM. Em virtude disso, o CDE (Common Desktop Environment) ambiente desktop proprietário construído pela OSF com base no Motif, ainda era a escolha mais comum para estes sistemas.
Com o grande aumento da base de usuários do GNU/Linux em meados da década de 90, o interesse por soluções livres e de código aberto para interfaces gráficas ganhou forca. Em 1994, surgiu o GNU step, uma implementação livre do toolkit gráfico Open Step desenvolvido pela NeXT. O GNU step serviu de base para o desenvolvimento de um ambiente desktop livre chamado Window Maker que emula a interface gráfica do sistema operacional NeXTSTEP também da NeXT. Surgiram também implementacoes livres do Motif, tais como o LessTif , que acabaram herdando as deficiências do proprio Motif: a complexidade demasiada para o desenvolvimento de aplicações gráficas.
Lançado em 27 de setembro de 1983, por Richard Stallman