Liderança
Na atualidade a competição está cada vez mais acirrada, devido a constate mudança mundial principalmente no mercado de trabalho que é onde a competitividade entre as pessoas está muito visível. O indivíduo sente a necessidade do seu crescimento, da atualização constante e de trabalhar mais e mais com o intuito de alcançar seus objetivos pessoais. Parte dessa mudança ocorre pelo fato das organizações estarem exigindo profissionais preparados e com uma nova visão do mercado. O diferencial que essas organizações procuram nessas pessoas, vai muito além de boa comunicação, integração social e relações interpessoais. O grande diferencial do mercado competitivo vem da criatividade e do poder de inovação. Através dessas competências e perfil é que surge o Líder com a função de liderar equipes de trabalho, valorizando as tarefas bem feitas e mostrando a sua equipe que todos estão trabalhando em busca de um objetivo comum.
Para que possamos falar sobre a importância do líder e do seu papel numa organização, é importante destacar brevemente o conceito de liderança, que é o processo de conduzir pessoas, com habilidade para motivá-las e influenciá-las com ética e de forma positiva, tornando assim, equipes capazes de gerar resultados. Dessa forma, os liderados passam a contribuir com muito mais entusiasmo e autoestima, levando a equipe a alcançar seus objetivos, logo, os objetivos da organização, diferente do chefe, geralmente encarregado por atividade ou tarefa especifica ligada a um grupo de pessoas onde tem autoridade para mandar e cobrar obediência.
Exercer o papel de líder é um atributo muito valorizado no mercado de trabalho atual e cada vez mais as organizações tem buscado profissionais com esse espírito de liderança, isso devido a grande influência que eles têm diante dos demais colaboradores, seja na divisão do trabalho determinando quem faz o quê, na programação do trabalho determinando providências para a execução das tarefas, ou até mesmo na sua