liderança
A liderança é fundamental para a compreensão do comportamento de um grupo, pois é através da habilidade humana de liderança, que o líder consegue direcionar suas decisões para alcançar e as vezes ir além dos objetivos traçados pela Organização. Esta capacidade é extremamente valiosa para a melhoria de desempenho do grupo. A abordagem comportamental classificou a liderança em duas categorias: a orientada para as tarefas e a orientada para as pessoas. Mas nenhum estilo é efetivo em todas as situações. A busca de um padrão original de liderança, para todas as Organizações, é falha, pois o Líder deve agir de acordo com a cultura de seus liderados. A maior eficácia de liderança vem do reconhecimento do entendimento de teorias contingenciais que incluam os fatores situacionais. De fato as evidencias, atuais comprovam que as diferentes situações têm relevância para definir a estrutura da tarefa de trabalho, as relações interpessoais entre lideres e liderados, tendo em vista o conhecimento, a personalidade, a capacidade e motivação.
1. INTRODUÇÃO
As organizações estão cada vez mais complexas, passando por difíceis mudanças, desde o aperfeiçoamento técnico e cientifico de seus produtos até a personalização desses aos seus clientes. O mercado de trabalho procura trabalhadores qualificados, com capacidade de inovação e criatividade, visão sistêmica e que sabem conciliar as principais habilidades do administrador: as habilidades conceituais, técnicas e humanas.
O conhecimento técnico para executar tarefas não é suficiente, faz-se necessário o trabalho em equipe e conhecimento dos processos de interação e relacionamento humano. Numa economia baseada em conhecimento, o que importa é a capacidade de inovar, sendo as pessoas a chave da estratégia das organizações e o principal fator de competitividade.
O Perfil do profissional mais adequado requer capacidade de liderança e comunicação. Não basta habilidade técnica e conceitual, é necessário saber interagir com a