Liderança
Prever o sucesso da liderança, contudo, é muito mais complexo do que identificar alguns poucos traços ou comportamentos com ela relacionados. Um tipo de liderança que funciona numa situação, pode não funcionar em outras. Apareceram então abordagens para a identificação de varáveis situacionais básicas. Cinco delas foram mais amplamente reconhecidas: o modelo de Fiedler, a teoria situacional de Hersey e Blanchard, a teoria da troca entre líderes e liderados e os modelos de meta e caminho e de participação e liderança.
O MODELO DE FIEDLER:
O modelo de contingência de Fiedler propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e quanto de controle a situação proporcionada a ele.
O ESTILO DE LIDERANÇA DE UMA PESSOA É FIXO
Identificação do Estilo de liderança- Fiedler em seu estudo identificou dois tipos de liderança: orientado para o relacionamento e orientado para a tarefa
Definindo a situação: Fiedler identifica três dimensões contingenciais que, em sua opinião, definem os fatores situacionais básicos que determinam a eficácia da liderança. São elas: as relações entre líder e liderado, a estrutura da tarefa e o poder da posição.
- relação entre líder e liderados: o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo têm em seu líder. (portanto o comportamento do líder tem influência no comportamento do liderado.)
- Estrutura da tarefa: o grau de procedimentos estabelecidos no trabalho: ou seja, se as tarefas são estruturadas ou não estruturadas)
- Poder da posição: o grau de influência que um líder tem sobre as variáveis de poder, tais como o poder de contratar, demitir, tomar ações disciplinares, conceder promoções e aumentos salariais.
Fiedler propõe que se faça uma adequação entre os estilos de liderança e as variáveis contingenciais para se chegar ao máximo de eficácia na liderança. Assim, por exemplo, os líderes orientados para a tarefa tendem a ter melhor desempenho em