Liderança
No primeiro capitulo podemos ver que a vida nos apresenta diariamente situações, nas quais temos que definir e decidir ações, no entanto para decidir é necessário ter em mente que é importante tratar os outros como gostaríamos que eles nos tratassem. É fundamental termos a humildade de admitir que não sabemos tudo e sempre temos a aprender uns com os outros, independente do nível social de cada um, juntos seremos sempre mais do que cada um sozinho. E para isso é necessário saber ouvir. Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para se desenvolver.
Nós nos comprometemos, voluntariamente, a uma série de coisas: ser pai ou mãe, marido ou esposa, profissional e a ser líder. Nos comprometemos mas não somos forçados a desempenhar esses papéis. Não devemos esquecer que quando somos líderes há muitas coisas em jogo, as pessoas contam com o líder. Temos que tomar decisões pessoais que vão atingir outras pessoas; exercer influências; doar-se pessoalmente. L i d e r a n ç a : é a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem entusiasmadamente, para atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum. Para entender melhor o que é influenciar os outros a fazerem o que desejamos, a receber nossas idéias, terem confiança, serem criativas e buscarem a excelência se
faz necessário entender os componentes de como se desenvolve esse tipo de influência e a diferença entre poder e autoridade.
Poder: é coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força,
mesmo