Processos HP Bombas Hidraulicas
FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAIS
UNIDADE DE VESPASIANO
Bombas
Luiz Gustavo de Souza Castro
Bombas Centrifugas, palhetas, engrenagens e pistão.
Trabalho apresentado ao Professor Herbert da disciplina Processos HP da turma Segunda Etapa A, turno Noite do curso Mecatrônica .
1
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO............................................................................................ 3
2- DESENVOLVIMENTO................................................................................ 4
2
Introdução
Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de um outro fluido:ar comprimido e vapor são os mais usuais. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação
– ou qualquer combinação destas formas de energia. Como consequência, facilitase o movimento do líquido. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida prepondera.
Outras máquinas destinadas a adicionar energia aos fluidos na forma de vapor e gases só são chamadas de bombas apenas eventualmente. Como exemplos, há a bomba de vácuo, destinada a esgotar ar e gases, e a bomba de ar, destinada a encher pneumáticos, bolas de futebol, brinquedos e botes infláveis, etc. As máquinas que se destinam a manusear ar, gases ou vapores são normalmente chamadas pelos técnicos de ventiladores ou ventoinhas, sopradores ou compressores. 3
Desenvolvimento
Bomba Centrífuga
Bomba centrífuga é uma turbomáquina e é o equipamento mais utilizado para bombear líquidos: no saneamento básico, na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais, na indústria em geral, elevando, pressurizado ou transferindo líquidos de um local para outro.
A bomba centrífuga cede energia para o fluido à medida que este escoa continuamente pelo interior da bomba. Embora a