liderança
Liderança é capacidade de motivar e induzir os liderados para que colaborarem, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. Segundo Chiavenato, a Teoria das Relações Humanas certificou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas. Existem três principais teorias sobre a liderança: - Traços da personalidade. Segundo esta teoria, já desacreditada, o líder possuiria características marcantes de personalidade que o qualificariam para a função. - Estilos de liderança. Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. - Situações de liderança. Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe. Os líderes influenciam as pessoas graças ao seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças a conhecimentos que o líder detém.
Atualmente acredita-se que o líder tem de ter aquela "chama" que faz com que os outros o queiram seguir. A quem lhe chame carisma. Chame-se o que se chamar o líder demarca-se pelo servir e, sobretudo pela forma como o faz.
No entanto conseguimos mesmo assim reconhecer vários tipos de liderança, ou traços fundamentais que a marcam como sejam: - Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. - Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. - Liderança liberal: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer,