Resumo do Discurso sobre o Método
Logo no inicio dessa obra, ele já mostra o importância da razão em nos destingir dos animais e que ela é algo presente dentro de cada individuo. Também mostra o começo de suas dúvidas sobre o mundo, principalmente em relação aos julgamentos de outras pessoas em relação a sua vida.
Durante sua estadia em uma das melhores escolas da Europa, ele leu muitos livros de assuntos variados, mas principalmente poesias. É muito clara a sua admiração pela eloquência e o dom de transcrever de forma tão bela as coisas que os poetas tinham, porém isso não fazia de suas palavras verdades.
E quanto mais ele estudava, mais ele percebia que não tinha verdades absolutas sobre nada, e sua única opção era confiar nas palavras de outras pessoas. Isso fez ele começar e elaborar seu método.
No final da primeira parte do livro, ele explica que passou a se estudar mais e rever seus conceitos sobre o mundo. O que lhe valeu mais do que ter ficado em seu país focando somente nos livros.
A segunda parte começa com Descartes na Alemanha, lugar onde tinha muito tempo para se focar apenas em seus pensamentos, chegando a várias conclusões.
“Esparta foi outrora muito florescente, não o deveu à bondade de cada uma de suas leis em particular, visto que muitas eram bastante alheias e mesmo contrárias aos bons costumes, mas ao fato de que, havendo sido inventadas apenas por um só, tendiam todas ao mesmo fim.” (DESCARTES, 1637, p. 48)
Nessa citação ele deixa claro que algo elaborado por uma só pessoa atinge mais perfeição do que por várias. Pois o pensamento está voltado a somente um objetivo. Desta maneira justifica que se nossos