Liderança
Joana D’arc.
2- Caracterizar tipo de liderança exercida: Carismático
3- Traçar as características pessoais (de personalidade) da liderança escolhida. Características positivas e negativas:
Carisma em grego significa dom de inspiração divina, Quando um líder tem a carisma como uma de suas virtudes, ele inspira os colaboradores a realizar suas metas e facilita as transformações que precisam passar. O líder carismático é aquele que inspira em seus liderados a confiança, aceitação incondicional, obediência espontânea e envolvimento emocional. O líder carismático é visto por seus liderados como alguém que possui qualidades excepcionais. “Carismáticas” em sua acepção original.
Ponto Positivo: O carisma foca muito nas emoções, o líder estimula os sentimentos do grupo que acaba por desenvolver uma relação de amizade, um coleguismo maior, facilitando as tarefas. Ponto negativo: Deve se ter cuidado com excessos, pois pode acarretar em falta de respeito dos liderados, ou até mesmo antipatia.
4- Discutir sobre como essas características pessoais contribuíram para o perfil de liderança exercido:
O carisma dela, o jeito dela, fez com que as pessoas acreditassem no que ela falava acima de tudo ela fazia as coisas pelos outros e não somente pensando nela, queria salvar vidas e acabar com a guerra. E desde pequena ela tinha visões, ouvia coisas e no perfil carismático o líder tem inspiração divina, que foi o que ela tinha. Ela tinha qualidades excepcionais.
5- Discutir sobre a relação da figura de liderança com seus liderados. Como essa relação se construiu, se estabeleceu e contribuiu para resultados diversos?
Bom, primeiro de tudo Joana sabia de coisas que ninguém mais sabia, com algumas poucas coisas que ela falava, muitos já começaram a acreditar nela, e naquela época o mago Merlim e um astrólogo amigo do Rei já tinham avisado da chegada de uma donzela que iria salvar a França, então tudo se encaixava. Conforme o tempo passava,