Liderança
Portaria MEC 3.613, de 08.11.2004 - D.O.U. 09.11.2004.
O PAPEL DA LIDERANÇA COMO FATOR MOTIVACIONAL NAS EQUIPES
Cláudia de Assis Bierhals
Janilson
Mauro Luis Voltz
Thaila Ruth de Moraes
Vivian Medeiros Fick
Profª Eliane Moura
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo
Palavras-chaves:
INTRODUÇÃO
O papel da liderança como fator motivacional nas equipes. Quais as características no perfil do líder, capaz de influenciar na motivação das equipes?(pergunta de pesquisa)
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Conceituar liderança
b) Conceituar motivação
c) Comparar estilos de liderança
d) Identificar as principais características de um líder.
METODOLOGIA
REVISÃO DE LITERATURA
Motivação
Quando se busca conceituar motivação, alguns autores são unânimes. Segundo Chiavenato (2006, p.231), “A motivação são forças internas que impulsionam e influenciam cada pessoa determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento diante das diversas situações da vida”.
Assim como Spector (2010, p.284) ratifica esse conceito e acrescenta que “[...] a motivação refere-se ao desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo, ou seja, a motivação resulta dos desejos, das necessidades ou das vontades”.
Teorias Motivacionais
Teoria de Maslow
Conforme Marras (2000, p.34) ao analisarmos a teoria de Maslow, é importante destacar dois pontos:
1. Que todas as pessoas têm necessidades, e cada uma com suas particularidades. A motivação é força com que faz as pessoas correrem atrás da satisfação, e enquanto dura a satisfação, também permanece a motivação, mas ao satisfazerem a necessidade, acaba a motivação.
2. A necessidade representa uma carência ou falta de alguma coisa, esta necessidade é extremamente intrínseca, e manifesta-se em indivíduos que são independentes, trata-se de pessoas que buscam a satisfação pessoal.
Ainda segundo Marras (2000, p.34) ressalta