Liderança
Fundamentação teórica
Rigidez pessoal no trabalho em equipe são coisas que não combinam. Se você quiser trabalhar bem com os outros e ser um bom membro de equipe, é preciso estar disposto a adaptar-se à sua equipe. Rosabeth Moss Kanter, professora de Harvard Business School, observa: “Aqueles que têm sucesso e prosperam também são os que lideram as mudanças: são especialistas em reorientar suas atividades e as dos outros em direções que não foram experimentadas para gerar níveis superiores de realização.”
Os membros de equipe que mostram adaptabilidade têm certas características.
Como você se sente quando o assunto é adaptalidade? Se para melhorar a equipe você precisa mudar seu modo de fazer as coisas, qual é sua reação? Você é do tipo que apóia ou prefere fazer as coisas do modo como elas “sempre foram feitas”? Se alguém com um talento maior em sua atual área se junta à equipe, você se coloca à disposição para assumir outra função? Ou se um membro fundamental em outra área está tendo um problema, você se dispõe a trocar de posição para ajudá-lo?
Grandes desafios exigem um grande trabalho em equipe, e a qualidade mais necessária entre os membros de uma equipe em meio à pressão de um terrível desafio é a colaboração. Note que eu não disse “cooperação”, pois a colaboração é mais que isso. Cooperação é trabalhar em conjunto e em comum acordo. Colaboração é trabalhar em conjunto e com dinamismo. Membros de equipe colaborativos vão além de simplesmente trabalhar uns com os outros. Cada pessoa traz algo para a discussão que dá valor ao