Estudo de caso - teatro fortaleza
Em cerimônia discreta, realizada na última segunda-feira (30), foi dado o passo definitivo para a instalação de um centro cultural administrado pela Caixa Econômica Federal em Fortaleza. Durante o evento, foi assinado o contrato para dar início às obras no prédio localizado na esquina das avenidas Pessoa Anta e Almirante Tamandaré, onde funcionava a antiga alfândega, e que abrigará a Caixa Cultural Fortaleza.
Já presente em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Brasília, o projeto Caixa Cultural conta com espaços que desenvolvem diversas atividades que incluem música, vídeo, cursos, palestras e exposições. Também estão sendo planejadas as sedes em Recife e Porto Alegre. Em Fortaleza, estão sendo investidos R$ 13,8 milhões para a recuperação do prédio, que também já abrigou uma delegacia da receita federal e uma agência da própria Caixa.
O projeto já foi licitado e que teve como vencedora a PB Construções e Comércio Ltda. Com a recuperação, o espaço de 3.758,74 m² vai contar com uma edificação principal com dois pisos e dois mezaninos, uma praça com espelho d-água e chafariz, estacionamento, foyer, teatro para 200 pessoas com camarins, café, livraria e salas para oficinas.
Segundo o superintendente regional da Caixa em Fortaleza, Gotardo Gomes Júnior, apesar de funcionarem em espaços semelhantes, cada Caixa Cultural possui suas especificidades e a programação é selecionada via editais públicos lançados anualmente, o que permite que artistas e produtores de todo o Brasil inscrevam projetos para qualquer uma das sedes. “Esta metodologia de seleção permite uma enorme possibilidade de intercâmbio, e de aproximação da população local com as mais diversas manifestações culturais de nosso País“, salienta ele.
O fato do novo equipamento está