Trabalho Sem
Professor Ant° Martins da Rocha Júnior
TRÍADE VITRUVIANA E DEFINIÇÃO DE ARQUITETURA
Trabalho construído pelos alunos, Saulo Veiga,
Brena Barros e Yasmin Olivera, da turma 26 da disciplina, Seminário Int. a Aquitetura e Urbanismo.
Fortaleza, Ce
2015
Introdução à Arquitetura
Arquitetura vem do grego, “tecton”, que designa um artífice ligado a construção de objetos por união de peças, e o prefixo “arqui” indica superioridade. Então, arquiteto designa um “grande carpinteiro”.
A arquitetura é uma profissão de nível superior. O seu currículo é composto por três diferentes áreas: a área técnica agrega Mecânica Racional, Resistência de Materiais, Cálculo Estrutural e Instalações; na área humana têm-se matérias de História e Teoria das Artes Visuais e da Arquitetura e na terceira área a representação e composição de projetos: Geometria Descritiva, Representação da Forma, as disciplinas de desenho e as disciplinas de Projeto.
Desde tempos antigos, a arquitetura vem mudando, porém, não completamente tudo. A arquitetura não assume apenas o papel de profissão, mas também o papel de produto histórico e cultural. Ou seja, alguns detalhes ainda estão presentes na arquitetura de hoje que faziam partes de culturas antigas.
Como na imagem acima, mostra Fortaleza antigamente. Alguns designs de casas ainda permanecem na cidade nos dias de hoje. Nem tudo mudou, porém, nem tudo permanece igual.
Como podemos perceber, as partes de cima das casa permanecem parecidas com as das casas de tempos passados. Já a maioria dos prédios, que não são muito antigos, vem inspirada em outras culturas de outros lugares fora do país.
Na imagem mostra que a arquitetura dos prédios não é a mesma das casas de antigamente, pois com a mudança de tempos ajuda na diferenciação de designs da cidade. Então podemos perceber que a arquitetura não é só a profissão, mas também a mudança de culturas, modo de pensar, etc da população em que vive naquele local.
O que é