Sociologos
Concepção de Estado e poder
Kant; Hebel; Hobbes; Maquiavel; Rousseau; Locke
Ana Carolina de Aguiar – 03
Trabalho de Sociologia – Professor Paulo.
3º ano “A”
Immanuel Kant
Immanuel Kant nasceu em Königsberg, na Prússia Oriental, no dia 22 de abril de 1724; após passar a adolescência estudando num colégio protestante, vai para a Universidade de Königsberg, em 1740, onde será livre-docente conferencista associado somente em 1755, quando doutorou-se em filosofia, estudando também física e matemática, além de lecionar Ciências Naturais.
Assim, em 1770, assume a Cátedra de Lógica e Metafísica na Universidade de Königsberg, quando termina a chamada fase pré-crítica Kantiana, na qual predomina a filosofia dogmática. Seus textos mais emblemáticos dessa época foram “A História Universal da Natureza” e “Teoria do Céu”, de 1775. Na segunda fase do autor, é superada a “letargia dogmática” a partir do choque sofrido pela leitura dos escritos do filósofo Hume, quando Kant irá escrever “A Crítica da Razão Pura” (1781), “Crítica da Razão Prática” (1788). Ademais, foi contemporâneo da Independência Americana e da Revolução Francesa, tendo visto pessoalmente Napoleão Bonaparte conquistar a Prússia.
Além disso, Kant foi o quarto de nove filhos do casal Johann Georg Kan, fabricante de arreios para cavalgaduras, e Anna Regina Kant; viveu uma vida modesta e devota ao luteranismo e estudou no "Colégio Fredericianum" antes de ir para a "Universidade de Königsberg". Kant, um homem metódico e de saúde frágil, foi professor de Física, Antropologia, Geografia, Lógica, Metafísica, dentre outras disciplinas; e além disso, escreveu alguns ensaios sobre história e política.
Morreu aos 80 anos, em Königsberg, no dia 12 de fevereiro de 1804. http://www.todamateria.com.br/immanuel-kant/ Teoria do Poder e Estado para Kant
Kant afirma que o poder regula, através da lei, a liberdade do indivíduo. A vida em sociedade torna-se possível com o estabelecimento da