Sociologos
Aluno: Luiz Antonio Santos Turma: 201
Sociólogos:
Florestan Fernandes.
Nascimento: 22 de Julho de 1920, cidade de São Paulo.
Falecimento: 10 de Agosto de 1995 (75 anos), cidade de São Paulo.
Profissão Sociólogo e político.
O nome Florestan Fernandes esta obrigatoriamente associado à pesquisa sociológica no Brasil e na América latina. Sociólogo e professor universitário com mais de cinquenta obras publicadas, ele transformou o pensamento social no país, e estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e critico, e um novo padrão de atuação intelectual.
Florestan foi deputado federal por São Paulo de 1986 a 1995
Roger Bastide
Nascimento: 01 de Abril de 1898 na cidade de Nimes na França.
Falecimento: 10 de Abril de 1974 (76 anos) em Maisons-Laffitte
Profissão: Sociólogo
Como membro da “Missão Francesa” contratada para núcleo do corpo docente da faculdade de filosofia de São Paulo, lecionou quase vinte anos no Brasil (1937-1954), onde recebeu o título de “doutor honorís causa” pela universidade de São Paulo. Foi membro das sociedades de sociologia e psicologia de São Paulo, de antropologia no Rio de Janeiro, de folclore no Rio Grande do Norte e do instituto histórico do Ceará.
Em 1973 Bastide reeditou “Brasil, terra de contrastes”. Em seguida, aposentado, trabalhou no centro de psiquiatria social em Paris, fundado por ele. O seu último livro, “Sociologia da desordem mental” utilizou resultados de pesquisas deste centro.
Pelos serviços prestados à cultura brasileira e à cooperação cultural Brasil-França, foi agraciado com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
Congressos da sociedade brasileira de sociologia.
Foram realizados quinze congressos, o décimo sexto será realizado este ano.
I –