NEURULAÇÃO
Nesse trabalho será discutido sobre a neurulação, um processo que se inicia na terceira semana do desenvolvimento embrionário, e durante este período caracterizam-se a formação de novas estruturas.
A neurulação tem como destaque a formação do tubo neural, placa neural, pregas neurais e no fechamento dessas pregas. Todo o processo de formação dessas importantes estruturas ocorre na terceira e quarta semana do desenvolvimento embrionário. 2 NEURULAÇÃO
O processo de neurulação é um evento da embriogênese que culmina com a formação do tubo neural, o percursor do cérebro e da medula espinal. Este processo inicia-se na terceira e termina na quarta semana do desenvolvimento embrionário, nesse período o embrião é denominado nêurula.
A neurulação se inicia com a formação da placa neural, que resulta de um espessamento do ectoderma, que passa de cúbico a colunar, induzido pela notocorda. O ectoderma da placa neural (neuroectoderma) da origem ao sistema nervoso central.
Inicialmente a placa neural corresponde em comprimento com a notocorda, que enquanto se alonga, a placa neural se alarga e se estende cefalicamente até a membrana bucofaríngea. Então a placa neural finalmente ultrapassa a notocorda.
Por volta do 18° dia, as bordas laterais da placa neural se tornam mais elevadas e formam as pregas neurais.
A placa neural se invagina ao longo do seu eixo central, formando um sulco neural mediano, com pregas neurais em ambos aos lados, essas pregas tornam-se particularmente salientes na extremidade cefálica do embrião e constituem os primeiros sinais do desenvolvimento do encéfalo. As pregas se fundem gradativamente quando se aproximam uma da outra na linha média. A fusão tem início na região cervical (quarto somito) e prossegue em sentido cefálico (craniano) e caudal. As pregas começam a se fundir no fim da terceira semana, convertendo a placa neural em tubo neural, o primórdio do sistema nervoso central. Assim que as pregas se encontram o tubo logo se