Atenas
Localização
Atenas está localizada na parte continental do território grego, na planície da Ática, junto ao golfo Sardónico. É percorrida por dois rios, o Cefísio e o Iliso, e é rodeada por montanhas, entre as quais se destaca o monte Parnaso.
Fundação
A cidade de Atenas, localizada na Ática, foi fundada pelos jônios. Os jônios estabeleceram-se próximo ao mar Egeu e dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo, além de construir portos.
Cidade de Atenas
Politica
Democracia direta e democracia representativa
Em Atenas, a democracia era direta. Isso significa que os cidadãos gregos que se reuniam na assembleias se tornavam responsáveis pelas decisões políticas da pólis, como, por exemplo, criação de impostos, aprovação de obras públicas e eleição de magistrados. No Brasil, as decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos. A população apta a votar elege representantes que, durante um tempo determinado, irão defender os interesses do povo e exercer autoridade em seu nome. Em uma situação ideal, a democracia representativa deveria garantir a todos plenos direitos de participação política, elevação das condições de vida e acesso às conquistas realizadas pela humanidade nos campos da ciência e da cultura.
População
Estima-se que durante o século V a.C., a população de Atenas rondava os 200 000 habitantes, no entanto, mais de 50% eram escravos. Com o aumento da população as habitações foram-se estendendo pouco a pouco para o norte e nordeste da Acrópole. Era nesta zona que se encontravam os bairros dos artesãos e dos comerciantes. O primitivo agrupamento urbano estendia-se sobre várias colinas, entre as quais se destacam as de Egaleo, Parnes, Pentélico, Himeto, Licabeto e da Acrópole.
Cartas de Atenas
No que diz respeito à Carta de Atenas, principalmente a de 1933, é a preocupação que se tem em relação a arquitetura em um período de grande crescimento urbano. Há ai dois seguimentos diferentes a serem levados em conta: os